Quem somos HDS


O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta - HDS, unidade da SES-GO, é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, sendo referência para a região metropolitana de Goiânia e todo o Estado. Os usuários são regulados pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal.

Os atendimentos médicos no hospital são nas especialidades de: Cardiologia, Angiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Infectologia, Geriatria, Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria, Dermatologia e Tratamento de Feridas Crônicas.

Os atendimentos não médicos são nas especialidades de: Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física e Farmacologia.

A unidade oferece também atendimento com consultas ambulatoriais, terapias e curativos, via regulação, aos ex-pacientes da extinta Colônia Santa Marta que residem no Residencial Santa Marta, instalado em área circunvizinha ao hospital e destinado aos ex-internos do antigo leprosário.

Atualmente, o hospital abriga 19 pacientes residentes, alguns sequelados de hanseníase, outros remanescentes de hospitais psiquiátricos, unidades desativadas em função de modificações na política nacional de saúde mental.

História

O HDS teve sua fundação em 1943, sendo denominado, na época, Leprosário Colônia Santa Marta. Em consequência da nova política de atenção aos portadores de hanseníase, e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 o Leprosário foi transformado em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS Santa Marta).

Em dezembro de 2013, a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR, assumiu a gestão do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS). A transferência foi estabelecida a partir do decreto Nº 7.807, que reorganiza e sistematiza as unidades administrativas finalísticas complementares descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde.

Pelo decreto, portanto, ficou a gestão do HDS transferida à responsabilidade da AGIR, que assumiu o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços de saúde naquela unidade.

Estrutura Administrativa HDS



Identidade Organizacional


HDS em Números


De dezembro de 2013 a 31 de dezembro de 2018, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta - HDS, unidade da SES-GO, já realizou 1.837.885 procedimentos. Ao todo foram:

- Atendimentos Médicos: 194.895

- Atendimento Multiprofissional: 491.021

- Atendimento Odontológico: 48.950

- Exames: 140.000

- Procedimentos de Curativo: 353.846

- Procedimentos de Enfermagem: 609.173

Núcleo de Comunicação


O Núcleo de Comunicação (NCOM) do HDS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às19h,
e está disponível para atendimento à imprensa através dos seguintes contatos:
Telefone: (62) 3232 3138
E-mail: comunicacao@hds.org.br

Ouvidoria


Em caso de dúvidas, elogios, reclamações ou sugestões,
entre em contato com a Ouvidoria por meio dos canais de atendimento.
E-mail: ouvidoria@hds.org.br
Telefone: (62) 3201-6450
Presencial: Sala ouvidoria, próximo ao prédio da administração
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Residência Assistencial


A Residência Assistencial do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta - HDS, unidade da SES-GO, foi entregue pelo Governo de Goiás em janeiro de 2018. Atualmente, o local abriga 19 pacientes moradores do hospital.

A estrutura física é composta por apartamentos individuais planejados e mobiliados, área de convivência, praça de banho de sol, posto de enfermagem, farmácia, consultório, refeitório e lavanderia terapêutica.

A Residência Assistencial é um local de acolhimento de longa permanência para os pacientes/moradores que, em sua maioria, possuem alto grau de dependência física e psicológica decorrentes da hanseníase. Esses pacientes contam, exclusivamente, com a tutela do Estado para viver.

Como Chegar e Contato




Endereço: GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta, Goiânia-GO - CEP: 74.735-600
SAC: (62) 3201-6400 / 3201-6437